Síndica e moradores aprendem a como agir em momentos de crise no condomínio




Uma iniciativa que pode salvar vidas. A síndica Dalva Estevam Vieira, do condomínio Felipe Schmidt, em Criciúma, resolveu buscar orientações dos bombeiros sobre como proceder em um caso de incêndio. E o resultado saiu melhor do que o esperado, pois foi constatado que uma parte do sistema hidráulico anti-incêndio do edifício não estava funcionando corretamente.


Preocupada com a segurança dos moradores, a síndica entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Criciúma para solicitar a palestra. “Enviamos um oficio e em poucos dias já tivemos retorno e agendamos o encontro. Foi muito rápido e ágil”, contou a síndica que, ao receber a confirmação da palestra, soube que sua iniciativa foi inédita. “Desde quando comecei a atuar nos bombeiros, não me lembro de outro síndico solicitar uma ação como esta”, disse o Sargento Juan Francisco Fernandes, que trabalha na área de treinamentos do Corpo de Bombeiros.

Orientação
O encontro aconteceu no dia 10 de junho e teve duração de uma hora e meia. Durante a palestra, ministrada pelo Sargento Fernandes, a síndica e os moradores receberam orientações sobre como usar os extintores e as mangueiras, além de noções de primeiros-socorros. Os participantes também aprenderam como agir em casos de afogamento, engasgo e infarto. “Foi muito aproveitável”, elogiou Dalva.

Há apenas quatro meses como síndica, Dalva notou que seria necessário ter informações e conhecimentos sobre como agir em momentos de crise. “O condomínio tem 98 apartamentos, distribuídos em duas torres de 14 andares. São muitas pessoas. Por isso a importância de saber o que fazer”, ressaltou a síndica, lembrando que ter cuidado com a segurança dos condôminos é imprescindível.

Um fato relevante durante a palestra foi que, ao manusear os equipamentos para demonstração, a mangueira de incêndio de uma das torres do condomínio não funcionou corretamente. “Não tinha água e descobrimos, então, que o registro estava fechado. Se um incêndio ocorresse, não teríamos como resolver isso no momento, pois o registro fica em um lugar que não é de fácil acesso”, contou a síndica.

Dicas
Em caso de incêndio, algumas orientações básicas devem ser seguidas por moradores e pelo síndico. “Aprendemos que todos devem manter a calma e ser conduzidos para fora do prédio, ajudando uns aos outros”, destacou a síndica. O elevador deve ser mantido no térreo e não deve ser utilizado. “O deslocamento das pessoas deve ser feito pelas escadas”, complementou. Outra orientação importante é manter as portas corta-fogo sempre fechadas. “Muitas vezes nos deparamos com as portas abertas e até mesmo com barreiras que não as deixam fechar. Isso não pode acontecer, e agora os moradores têm mais consciência do motivo”, falou Dalva.

Serviço
Síndicos que estejam interessados em promover palestras sobre o tema podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de Criciúma pelo telefone (48) 3403 1550.

Moradores do Condomínio Felipe Schmidt

Fotos de Daniela Ribeiro

Postagens mais visitadas deste blog

Condomínio pode impor limite de idade para uso de área comum

São João do Guará confirma mais atrações