Caesb é exemplo de sustentabilidade no DF

Companhia valoriza gestão ambiental com ações de economia de água, energia e descarte correto de resíduos

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Caesb dá exemplo em sustentabilidade com o Complexo Administrativo onde está localizada a sede da Companhia. Desde a concepção do seu projeto, o Centro de Gestão Águas Emendadas procurou utilizar diversas medidas para aumentar a eficiência energética, promover o uso racional da água e elevar a qualidade do ambiente para os usuários.

A palavra de ordem é a economia. As torneiras dos banheiros possuem desligamento automático. Os vasos sanitários funcionam com descarga a vácuo, semelhante a dos aviões, que utilizam 1,2 litros de água por acionamento. Uma descarga comum utiliza, em média, de 12 a 20 litros de água.

Com este sistema, o consumo médio anual para 900 pessoas, é de 855m³, o que representa uma economia de 90% de água. Além disso, a água da chuva é reaproveitada para irrigação da área verde e para reserva de incêndio.

A acessibilidade e a economia de energia também são pontos fortes na Sede da Companhia. Os prédios são interligados, não sendo necessário sair de um bloco para entrar em outro. Toda estrutura é adaptada aos portadores de necessidades especiais, com rampas e elevadores. Esquadrias em forma de persianas diminuem a intensidade de calor, o que resulta em economia de energia, pelo menor uso do ar condicionado.

O projeto privilegiou, desde a idealização até a concretização, modernidades política e ambientalmente corretas. Na construção foram utilizados perfis metálicos laminados, que possibilitam rapidez na execução da obra, melhor acabamento estético, leveza visual, precisão na montagem, certificação com garantia de qualidade e outros.

Gestão ambiental na Companhia

Quanto aos procedimentos de gestão de resíduos sólidos, a Caesb realiza coletas seletivas e destinação ambientalmente adequada dos resíduos especiais, considerados perigosos e que são originados nos processos de tratamento de água, de esgoto e nos laboratórios de análises, tais como: produtos químicos, resíduos das atividades de manutenção e operação dos sistemas como derivados de petróleo (óleos e graxas lubrificantes), pilhas, baterias e lâmpadas mercuriais; e os recicláveis, como resíduos de papel e papelão, materiais metálicos, vidros e plásticos.

Em 2014, a Caesb investiu cerca de R$ 27 mil em resíduos coletados. Foram recolhidos mais de quatro mil quilos de resíduos especiais e sete mil lâmpadas mercuriais nas unidades da companhia. As lâmpadas fluorescentes possuem materiais químicos perigosos para o meio ambiente e à saúde humana, como o mercúrio e o chumbo. Com a destinação correta dessas lâmpadas todos os seus componentes (mercúrio, vidro e alumínio) são reciclados, ou seja, é o retorno de cada elemento à cadeia produtiva. Estas lâmpadas foram coletadas juntamente com a empresa Ambserv, que foi contratada por meio de licitação com o objetivo de recolher, descontaminar e prover a destinação ambientalmente correta para estes resíduos.

A Companhia também recolheu 1.771 pilhas e 27 baterias que foram encaminhadas ao Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) para que se proceda a adequada destinação final. Além disso, cerca de quatro toneladas de papel foram doadas à cooperativa 100 Dimensão para serem recicladas.

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Lei propõe incluir aniversário da Ponte Alta Norte no Calendário Oficial de Eventos do DF

Governo de Goiás e CETT-UFG inauguram sede própria do Colégio Tecnológico na Cidade de Goiás

Cade aprova, sem restrições, acordo entre BRB e Banco Master; setor produtivo comemora expansão do banco brasiliense