CEB aumenta abertura das comportas da barragem do Lago Paranoá

Neste domingo, chegou a 1,5 metro o espaço para evasão da água, que não para de subir por causa das chuvas

Por causa das chuvas concentradas dos últimos dias, o volume de água da barragem do Lago Paranoá não para de subir. Neste domingo (24), três comportas foram abertas em mais 50 centímetros.
O processo para manter o reservatório com nível equilibrado e não ultrapassar o limite máximo de 1.000,8 metros acima do nível do mar, estabelecido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento, começou na quinta-feira (21), com a abertura de duas comportas em 15 centímetros. No sábado (23), três comportas foram abertas em mais 20 centímetros. No total, abertura já chegou a 1,5 metro.

Monitoramento
Neste domingo, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, apenas monitora as áreas afetadas pelas últimas chuvas, pois novas intervenções e interdições de vias não foram necessárias.

Em Brazlândia, próximo a quadra 12 do Setor Tradicional, a pista continua parcialmente interditada por causa do acúmulo de água do Lago Veredinhas e do desabamento de uma barreira na sexta-feira (22).

A tesourinha da 109/110 Sul, interditada nesse sábado, foi limpa por funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e liberada ontem. Na 209 Sul, bombeiros encerraram também no sábado a drenagem da água do subsolo de cinco lojas que ficaram alagadas.

Cuidados
Nesse período de chuvas concentradas e alagamentos, a Defesa Civil alerta a população para cuidados que devem ser tomados, como evitar lugares onde o volume de água está elevado. "As pessoas, às vezes, entram por diversão e acabam acidentalmente bebendo um líquido que está cheio de sujeira e pode trazer várias doenças", explicou o major do Corpo de Bombeiros Sinfrônio Lopes, da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil.

Além disso, ele pede para as pessoas saírem de lagos ou riachos quando perceberem que o nível da água está subindo, pois pode aumentar também a força das correntezas.

Ao detectar problemas relacionados às chuvas, a população pode acionar a subsecretaria pelo telefone 3362-1934, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ou pelo celular do plantão 9427-5076. Em caso de acidentes, no entanto, a orientação é entrar em contato primeiramente com o Corpo de Bombeiros Militar, pelo número 193.

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Lei propõe incluir aniversário da Ponte Alta Norte no Calendário Oficial de Eventos do DF

Governo de Goiás e CETT-UFG inauguram sede própria do Colégio Tecnológico na Cidade de Goiás

Cade aprova, sem restrições, acordo entre BRB e Banco Master; setor produtivo comemora expansão do banco brasiliense