CuidarBrincante: projeto de extensão do UNICEPLAC lança campanha de doações de livros infanto-juvenis

O projeto de extensão CuidarBrincante, iniciativa dos alunos e professores do Centro Universitário UNICEPLAC, promove uma super campanha de doações de livros infanto-juvenis. A iniciativa foi lançada nesta terça-feira (30/4) no campus da instituição, localizado no Gama, com a presença de 55 crianças das escolas Ateliê das Infâncias e Centro Educacional da Criança Priscila da Mata (CEC). O autor Paulo Almeida, das Aventuras do Arthur, também esteve presente e animou os convidados com uma divertida contação de história


Foto: Renato Santos.

A campanha segue até o dia 31/5 e os pontos de coleta estão localizados na entrada do bloco A e Bloco C do UNICEPLAC. Comunidade externa pode deixar os donativos na portaria da instituição. Os livros doados serão destinados ao livreiro da sala de espera dos atendimentos à comunidade, realizados pelo curso de Fisioterapia. Também serão distribuídos às escolas da comunidade do Gama.

"A leitura é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, e a falta de acesso aos livros pode ser uma barreira significativa para o desenvolvimento educacional e social. Com a criação de um espaço de leitura na sala de espera dos atendimentos à comunidade, podemos oferecer um ambiente acolhedor e convidativo para crianças, bem como proporcionar a elas o prazer de manusear livros de literatura", explica a professora Flávia Pinheiro Della Giustina, responsável pelo CuidarBrincante.

Criado em 2021, o CuidarBrincante é um projeto de extensão multidisciplinar, que conta com a participação de alunos e professores de todos os cursos do UNICEPLAC, como Pedagogia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e outros. O objetivo é oferecer à comunidade atendimentos relacionados à primeira infância e sua rede de apoio, de forma lúdica e interdisciplinar.

Estudante do curso de Pedagogia, Arthur Isaac Bezerra Araújo é um dos participantes. "Por meio de projetos de extensão como o CuidarBrincante, podemos colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. Estou a dois semestres participando desta iniciativa, essencial para as dimensões do desenvolvimento infantil. As brincadeiras do nosso projeto visam estimular a criatividade, a socialização das crianças e o desenvolvimento motor. E nesta temporada, convidamos a comunidade a participar por meio de doações de livros", disse.

"O CuidarBrincante busca atender a comunidade de forma interdisciplinar, proporcionando momentos únicos, não somente para a primeira infância, mas também para sua rede de apoio. A importância do projeto é transmitir nossos conhecimentos profissionais, contribuindo para uma sociedade mais saudável e educativa" completa Laryssa Paiva Carvalho, estudante do curso de Pedagogia e extensionista do projeto CuidarBrincante do UNICEPLAC.

Neste semestre, a equipe ganhou reforço dos alunos do 1° período de Fisioterapia. Orientados pela professora Luana Valduga, eles participam das ações e adquirem experiência prática ao desenvolver habilidades profissionais em equipe multidisciplinar com seus pares de períodos avançados.

Postagens mais visitadas deste blog

Condomínio pode impor limite de idade para uso de área comum

São João do Guará confirma mais atrações