Desaprovação do governo Lula supera aprovação, aponta pesquisa

Uma pesquisa divulgada pela Quaest revela que, pela primeira vez neste mandato, a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou a aprovação. De acordo com os dados, 49% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 47% a aprovam. O levantamento também mostra um aumento na percepção negativa do governo, que subiu de 31% para 37%, enquanto a positiva caiu de 33% para 31%

Foto: Ricardo Stuckert.

Entre os fatores mais apontados para a insatisfação está a alta nos preços dos alimentos, mencionada por 83% dos entrevistados. Apesar de o Nordeste continuar sendo a região onde Lula registra maior aprovação, o índice também apresentou queda significativa, de 48% para 37%.

A pesquisa ouviu 4.500 pessoas em todo o Brasil entre os dias 23 e 26 de janeiro.

O cientista político Paulo Melo analisa o cenário e destaca os desafios para o governo: "A missão de Sidônio Palmeira, que acaba de assumir a Secom da Presidência da República, é espinhosa. Se o presidente Lula não conseguir reverter essa tendência e alcançar um bom percentual de aprovação, ficando bem posicionado nas pesquisas, ele pode até desistir de disputar a reeleição em 2026. Isso pode deixar o jogo aberto para um novo nome ou até mesmo para uma eventual volta do bolsonarismo."

A situação acende o alerta para o governo, que precisará ajustar estratégias para reconquistar a confiança do eleitorado e melhorar a percepção de sua gestão em um cenário cada vez mais polarizado.

Postagens mais visitadas deste blog

Condomínio pode impor limite de idade para uso de área comum

São João do Guará confirma mais atrações