Sol da tarde ou manhã? Como escolher a posição do seu apartamento

Um apartamento com uma boa iluminação solar pode custar até 10% a mais, devido a menor incidência de problemas estruturais, por exemplo


Vários aspectos influenciam na hora de comprar ou alugar um apartamento. Além do custo, localização e metragem, a incidência de sol também faz toda a diferença. Tanto que em alguns lugares os imóveis que apresentam boa iluminação solar chegam a ser até 10% mais caros.

São vários os benefícios de ter um apartamento que recebe sol de forma adequada. Entre eles estão a prevenção no aparecimento de mofo e umidade, além de garantir conforto térmico.

Para saber se o apartamento em que está de olho terá incidência de raios solares na medida certa é preciso levar em conta a localização dele em relação ao nascer e o pôr do sol. Aqueles voltados para a face norte terão iluminação garantida, praticamente o dia todo e no ano inteiro.

O posicionamento

No hemisfério sul do planeta, o norte recebe maior incidência de raios solares se comparado ao leste, oeste e sul. Por isso os apartamentos que apontam para essa direção são mais valorizados. No entanto, não é tão simples quanto parece. É necessário avaliar onde você está. Afinal em uma cidade de temperaturas altas não é interessante ter sol o dia todo deixando o ambiente ainda mais quente.

Por tanto, quanto mais ao sul do Brasil você estiver o melhor é optar pela face norte. A vantagem dessa direção pode ser comprovada principalmente durante o inverno. É nessa época que os raios solares incidem em um ângulo mais agudo em relação à superfície da Terra e assim acabam garantindo que o sol ilumine o imóvel quase o dia todo.

Pela manhã o sol é menos intenso, o que garante uma sensação térmica mais confortável no decorrer do dia, além de arejar o ambiente. À tarde, a temperatura aumenta deixando os cômodos mais abafados, principalmente no verão.

Atenção. Não adianta nada escolher um imóvel voltado para a face norte se em frente ao prédio existe uma grande árvore ou um outro empreendimento que impede o sol de chegar até o apartamento. Por isso fique alerta para todos os detalhes quando for fazer a visita.

Os cômodos

Salas e quartos são geralmente os ambientes pelos quais as pessoas mais transitam dentro de casa e onde permanecem por mais tempo. Em alguns casos, esses espaços ainda contam com sacadas e terraços que aumenta a área de incidência de raios solares dentro dos cômodos.

Por isso, saber o horário em que o sol incidirá sobre esses ambientes é tão importante. A preferência é de que recebam os raios solares pela manhã o que acontece quando esses cômodos estão voltados para a face leste ou norte, garantindo luminosidade e calor na medida certa.

No caso da cozinha, banheiros e lavanderia não é necessário tanta incidência de sol. Afinal são ambientes pelos quais as pessoas geralmente permanecem por pouco tempo, enquanto estão cozinhando ou colocando a roupa para lavar, por exemplo.

Além do mais alguns eletrodomésticos presentes na cozinha não devem ser expostos ao sol como geladeira, microondas e máquina de lavar louça. Os raios solares danificam esses aparelhos.

A falta e o excesso de sol

É realmente importante prestar atenção nos horários em que o seu apartamento receberá sol. Locais muito escuros, úmidos e frios podem influenciar até mesmo na saúde dos moradores.

Quanto menor a incidência de luz maior é o aparecimento de fungos e ácaros que podem contribuir para o aparecimento de alergias e problemas respiratórios. Mas não é só a falta de sol que pode causar danos. O excesso também traz transtornos.

Os ambientes que recebem sol por muito tempo e em grande intensidade podem apresentar problemas como nos pisos e na pintura das paredes que ficam desbotados. Reduz ainda a vida útil das cortinas, persianas e tapetes, além de aumentar consideravelmente o consumo de energia por conta do ar condicionado nesses ambientes.

Se não houver como conter a grande incidência de raios solares no ambiente saiba que existem algumas soluções. Uma delas é utilizar cortinas persianas ou telas solares. Outra medida seriam os vidros especiais que permitem a iluminação, mas vetam o calor. Na presença de terraços a dica ainda é investir em vegetação como uma maneira de refrescar o ambiente.

Por fim, a orientação solar do apartamento deve ser um dos principais itens a ser observados para que a escolha seja certeira. Visite o seu apartamento dos sonhos em mais de um horário se possível, como de manhã e no fim da tarde para evitar surpresas depois da mudança.

Fonte: Imóvel Web

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de agente portaria e primeiros socorros, com inscrições abertas por 2 quilos de alimento no Recanto das Emas

Centros de Juventude de portas abertas: inscreva-se para as novas turmas!